Sequência
Didática – Aula 05 – VA de VACA
Objetivos
·
Reconhecer o som inicial da palavra VACA.
·
Ler a palavra VACA.
·
Escrever a sílaba VA.
·
Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma
sílaba, que o pedaço VA da palavra VACA é usado para formar outras palavras.
·
Ler e escrever palavras formadas por TA, PA, FA, BA E VA.
1º Passo –
Revisão da aula anterior
Antes de começar o novo tema, se
fazer uma revisão do anterior. Convidar alunos a escrever no quadro o TA, PA,FA
E BA em letras maiúsculas. Todos têm de ler as sílabas escritas no quadro.
2º Passo –
Apresentação do Cartaz – Figura da VACA
O que vocês estão vendo? Quem já viu
uma vaca? O que a vaca fornece ao homem? No início, para comer o homem tinha
que caçar bicho no mato. Depois, aprendeu a domesticar os animais. Qual é mais
vantagem: viver caçando ou criar os animais? Por quê?
3º Passo – Desenho Gerador
Traçar o desenho gerador seguindo os números
do esquema. Reforçar no desenho, com giz de outra cor (ou com marcador no
cartaz), o lado direito da panela, junto com a alça. Escrever, abaixo ou ao
lado do desenho, a sílaba “VA”.
4º Passo – Leitura da sílaba-chave em
voz alta
·
Mostrar o cartaz
com o desenho da vaca.
·
Apontar a palavra
VACA escrita no cartaz.
·
Escrever a
palavra VACA no quadro.
·
Ler com os alunos
a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
·
Concluir que a
palavra VACA tem 2 pedaços.
·
Apresentar o
cartaz com o desenho da vaca e a sílaba VA nas quatro formas.
5º
Passo – Escrita da sílaba-chave
·
Ler a palavra VACA
e convidar os alunos a escreverem o primeiro pedaço da palavra.
·
Escrever traço
por traço o VA no quadro e os alunos escrevem no caderno.
·
Convidar cada
aluno para escrever no quadro o VA e ler para os colegas.
·
Escrever o pedaço
VA em 3 fichas.
6º
Passo – Contextualização
·
Música “O Sítio do Seu Lobato”.
·
Assistir o vídeo
“O Sítio do Seu Lobato”, ouvir a música e depois cantar com os alunos.
·
Circular na letra
da música o nome dos animais, depois pintar a palavra VACA.
·
Escrita
espontânea de nomes de animais.
SEU LOBATO
TINHA UM SÍTIO, IA, IA Ô!
E
NESSE SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô!
ERA
QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ! ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ!
ERA
QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
SEU
LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E
NESSE SÍTIO TINHA UMA VACA, IA, IA Ô!
ERA
MU, MU, MU PRA CÁ! ERA MU, MU, MU PRA LÁ!
ERA
MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
SEU
LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E
NESSE SÍTIO TINHA UM PORCO, IA, IA, Ô!
ERA
ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA CÁ! ERA ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA LÁ!
ERA
ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
SEU
LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E
NESSE SÍTIO TINHA UMA OVELHA, IA, IA, Ô!
ERA
BÉÉÉ, BÉÉÉ, BÉÉÉ PRA CÁ! ERA BÉÉÉ, BÉÉÉ, BÉÉÉ PRA LÁ!
ERA
BÉÉÉ, BÉÉÉ, BÉÉÉ PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
SEU
LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
ERA
QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ!
ERA
MU, MU, UM PRA CÁ!
ERA
ÓINC E BÉÉÉ PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
7º
Passo – Atividades
·
Procurar o pedaço
VA, recortar e colar em um cartaz ou no caderno.
·
Atividade nº 4.
·
Formar palavras,
utilizando as fichas, com os pedaços TA,
PA, FA, BA e VA
(TATA - PAPA - PATA
– TAPA – PATATÁ – PÁ – FAFÁ – BABÁ -
BAFAFÁ - BATA
BATATA – BABA –
FAVA – TABA – VAVÁ - VÁ - VATAPÁ).
·
Escrita
espontânea de palavras (folha sem linhas)
·
Leitura
individual do bloco 4 de leitura.
AVALIAÇÃO
Durante todo
o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em
consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as
atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário