SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PANELA

Objetivos
  • Reconhecer o som inicial da palavra PANELA.
  • Ler a palavra PANELA.
  • Escrever a sílaba PA.
  • Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma sílaba, que o pedaço PA da palavra PANELA é usado para formar outras palavras.
  • Ler e escrever palavras formadas por TA e PA.

1º Passo – Coordenação Motor

2º Passo – Revisão da aula anterior
Antes de começar o novo tema, se fazer uma revisão do anterior. Convidar alunos a escrever no quadro o “ta de tatu”, em letras minúsculas e em letras maiúsculas. Todos têm de ler as sílabas escritas no quadro.

3º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura da panela


O que vocês estão vendo? Quais os alimentos são preparados na panela? Na alimentação, a questão é só quantidade ou é também qualidade? Vale mais gastar dinheiro com comida ou com remédio? E saber cozinhar bem, é importante? Por quê? Onde vocês compram o alimento? A mercadoria é boa, sadia e barata? Tem muita gente que não se alimenta direito? Muita gente desnutrida? Como a gente pode ajudar a resolver esses problemas? Vocês já ouviram falar, por exemplo, na alimentação alternativa, que aproveita produtos bem baratos para melhorar a alimentação da família?








4º Passo – Desenho Gerador
 
Traçar o desenho gerador seguindo os números do esquema. Reforçar no desenho, com giz de outra cor (ou com marcador no cartaz), o lado direito da panela, junto com a alça. Escrever, abaixo ou ao lado do desenho, a sílaba “pa”.










5º Passo – Leitura da sílaba-chave em voz alta
Mostrar o cartaz com o desenho da panela.
Apontar a palavra PANELA escrita no cartaz.
Escrever a palavra PANELA no quadro.
Ler com os alunos a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
Concluir que a palavra PANELA tem 3 pedaços.
Apresentar o cartaz com o desenho da panela e a sílaba PA nas quatro formas.

6º Passo – Escrita da sílaba-chave
 Ler a palavra PANELA e convidar os alunos a escreverem o primeiro pedaço da palavra.
Escrever traço por traço o PA no quadro  e os alunos escrevem no caderno.
Convidar cada aluno para escrever no quadro o PA e ler para os colegas.
Escrever o pedaço PA em 3 fichas.

7º Passo – Contextualização
Leitura do poema, “A Panela”, no cartaz apontando as palavras. (professor)
Leitura do poema pelo professor, os alunos seguem passando o dedo em cima das palavras.
Circular a palavra PANELA no texto.

A PANELA

NÃO HÁ PANELA QUE COZINHE MAIS
QUE DO TEMPO DA VOVÓ
E VAI BOTANDO ÁGUA NO FEIJÃO!
COM A RECEITA DA INSPIRAÇÃO.

E A PANELA VAI FERVER
COM TEMPERO APIMENTADO
VEM ENTÃO O COZINHEIRO
SOPRAR O FOGO DO ENSOPADO.


8º Passo – Atividades
 Procurar, recortar e colar o pedaço PA em um cartaz ou no caderno.
Atividade nº 2.
Formar palavras, utilizando as fichas, com os pedaços TA e PA
      (TATA - PAPA - PATA – TAPA - PATATA)
Leitura individual do Bloco 1 de Leitura.

AVALIAÇÃO
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.

ATIVIDADE


Um comentário: