Objetivos
- Reconhecer o som inicial da palavra PANELA.
- Ler a palavra PANELA.
- Escrever a sílaba PA.
- Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma sílaba, que o pedaço PA da palavra PANELA é usado para formar outras palavras.
- Ler e escrever palavras formadas por TA e PA.
1º Passo – Coordenação Motor
2º Passo – Revisão da aula anterior
Antes de começar o novo tema, se fazer uma revisão do
anterior. Convidar alunos a escrever no quadro o “ta de tatu”, em letras
minúsculas e em letras maiúsculas. Todos têm de ler as sílabas escritas no
quadro.
3º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura da panela
O que vocês estão vendo? Quais os alimentos são preparados
na panela? Na alimentação, a questão é só quantidade ou é também qualidade?
Vale mais gastar dinheiro com comida ou com remédio? E saber cozinhar bem, é
importante? Por quê? Onde vocês compram o alimento? A mercadoria é boa, sadia e
barata? Tem muita gente que não se alimenta direito? Muita gente desnutrida?
Como a gente pode ajudar a resolver esses problemas? Vocês já ouviram falar,
por exemplo, na alimentação alternativa, que aproveita produtos bem baratos
para melhorar a alimentação da família?
4º Passo – Desenho
Gerador
Traçar o desenho gerador seguindo os números do esquema.
Reforçar no desenho, com giz de outra cor (ou com marcador no cartaz), o lado
direito da panela, junto com a alça. Escrever, abaixo ou ao lado do desenho, a
sílaba “pa”.
5º Passo – Leitura da
sílaba-chave em voz alta
Mostrar o cartaz com o desenho da panela.
Apontar a palavra PANELA escrita no cartaz.
Escrever a palavra PANELA no quadro.
Ler com os alunos a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
Concluir que a palavra PANELA tem 3 pedaços.
Apresentar o cartaz com o desenho da panela e a sílaba PA nas quatro
formas.
6º Passo – Escrita da
sílaba-chave
Escrever traço por traço o PA no quadro
e os alunos escrevem no caderno.
Convidar cada aluno para escrever no quadro o PA e
ler para os colegas.
Escrever o pedaço PA em 3 fichas.
7º Passo – Contextualização
Leitura do poema,
“A Panela”, no cartaz apontando as palavras. (professor)
Leitura do poema pelo professor, os alunos
seguem passando o dedo em cima das palavras.
Circular
a palavra PANELA no texto.
A PANELA
NÃO HÁ PANELA QUE COZINHE MAIS
QUE DO TEMPO DA VOVÓ
E VAI BOTANDO ÁGUA NO FEIJÃO!
COM A RECEITA DA INSPIRAÇÃO.
E A PANELA VAI FERVER
COM TEMPERO APIMENTADO
VEM ENTÃO O COZINHEIRO
SOPRAR O FOGO DO ENSOPADO.
8º Passo – Atividades
Procurar, recortar e colar o pedaço PA em um cartaz ou no caderno.
Atividade nº 2.
Formar palavras, utilizando as fichas, com os
pedaços TA e PA
(TATA -
PAPA - PATA – TAPA - PATATA)
Leitura individual do Bloco 1 de Leitura.
AVALIAÇÃO
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua
e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no
desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções
sempre que necessário.
ATIVIDADE
Como adquirir esse material? É gratuito.
ResponderExcluir