SEQUÊNCIA DIDÁTICA - TATU


Objetivos
  •   Reconhecer o som inicial da palavra TATU
  •   Ler a palavra TATU.
  •   Escrever a sílaba TA.
  •   Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma sílaba, que o pedaço TA da palavra TATU é usado para formar outras palavras.
1º Passo – Coordenação Motora

2º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura do tatu
O que vocês estão vendo neste cartaz? É um animal? Que tipo de animal? Conhecem este animal? O Tatu é um animal que vive na América do Sul. Ele vive na terra e sua casa é um buraco no chão. Come grãos, erva, é bicho bom, mas corre muitos perigos, também por parte dos homens que o caçam, com o perigo da extinção deste animal. Por isso os estudiosos amarram uma fita na cauda do Tatu para marca-lo, descobrir onde ele anda, para saber número dos exemplares em certa área. Você o que acha? É certo caçar o tatu para comer?  O que pode ser feito para que o tatu não desapareça?
Vídeo: Tatu Bola, mascote da copa no Brasil

3º Passo – Desenho Gerador
«Vamos agora desenhar um tatu”. É muito fácil. Aposto que todos vão conseguir desenhar o tatu. É só fazer um pedacinho por vez. Desenhar no quadro e os alunos no caderno.
O último traço do desenho é a cauda do tatu.
Desenhar a cauda e conferir se todos os alunos o fizeram bem.
«Está pronto o nosso tatu. Mas nós não vamos matá-lo para  comer, pois o tatu é uma espécie que corre riscos de extinção. Por isso, vamos apenas marcá-lo amarrando uma fita na cauda para identificá-lo.
Fazem um traço horizontal cortando o desenho da cauda.







4º Passo – Leitura da sílaba-chave em voz alta
Mostrar o cartaz com o desenho do tatu.
 Apontar a palavra TATU escrita no cartaz.
 Escrever a palavra TATU no quadro.
Ler com os alunos a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
Concluir que a palavra TATU tem dois pedaços.
Apresentar o cartaz com o desenho do tatu, e a sílaba TA nas quatro formas.



5º Passo – Escrita  da sílaba-chave
·      Ler a palavra TATU e convidar os alunos a escreverem o primeiro pedaço da palavra.
Escrever traço por traço o TA no quadro  e os alunos escrevem no caderno.
 Convidar cada aluno para escrever no quadro o TA e ler para os colegas.
 Escrever o pedaço TA em fichas, recortar e colocar na sacolinha para ser usado na formação de palavras.


6º Passo – Contextualização
·      Leitura pelo professor do poema “O Buraco do Tatu”, apontando no cartaz as palavras.
Retomar o cartaz do poema e pedir que os alunos (individual) localizem a palavra TATU.
 Localizar o pedaço TA em outras palavras do poema.

O Buraco do Tatu
SÉRGIO CAPPARELLI
O tatu cava um buraco              O tatu cava um buraco,          O tatu cava um buraco,
A procura de uma lebre,           Tira terra, muita terra,              Perde fôlego, geme, sua,   
Quando sai por falta de ar,       Quando sai pra se coçar,       Quando quer voltar atrás,
Já está em Porto Alegre.          Já está na Inglaterra.             Leva um susto, está na lua.

O tatu cava um buraco              O tatu cava um buraco 
E fura a terra com gana,           E some dentro do chão,
Quando sai pra respirar,           Quando sai pra respirar
Já está em Copacabana           Já está lá no Japão.

O tatu cava um buraco                O tatu cava um buraco
E retira a terra aos montes,        Com as garras muito fortes
Quando sai pra beber água,      Quando quer se refrescar
Já está em Belo Horizonte.        Já está no Pólo Norte.

O tatu cava um buraco              O tatu cava um buraco
Dia e noite, noite e dia,             Um buraco muito fundo,
Quando sai pra descansar,      Quando sai pra descansar,
Já está lá na Bahia                    Já está no fim do mundo.

7º Passo – Atividades
·    Procurar o pedaço TA e colar em um cartaz.
 Tentativa de escrita espontânea em uma folha sem linhas.

AVALIAÇÃO
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.


ATIVIDADE

1 - Circule e pinte o pedaço TA das palavras abaixo:

TATIANA         TACO             TAÇA
CARTA             MARTA          CHATA
ESTÁ                    TABELA              BATATA

2 - Escolha três palavras acima e faça um desenho que represente cada uma delas:









2 comentários: