Objetivos
- Reconhecer o som inicial da palavra TATU
- Ler a palavra TATU.
- Escrever a sílaba TA.
- Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma sílaba, que o pedaço TA da palavra TATU é usado para formar outras palavras.
1º Passo – Coordenação Motora
2º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura do tatu
O que vocês estão vendo neste cartaz? É um animal? Que tipo
de animal? Conhecem este animal? O Tatu é um animal que vive na América do Sul.
Ele vive na terra e sua casa é um buraco no chão. Come grãos, erva, é bicho
bom, mas corre muitos perigos, também por parte dos homens que o caçam, com o
perigo da extinção deste animal. Por isso os estudiosos amarram uma fita na
cauda do Tatu para marca-lo, descobrir onde ele anda, para saber número dos
exemplares em certa área. Você o que acha? É certo caçar o tatu para
comer? O que pode ser feito para que o
tatu não desapareça?
Vídeo: Tatu Bola, mascote da copa no Brasil
3º Passo – Desenho
Gerador
«Vamos agora desenhar um tatu”. É muito fácil. Aposto que
todos vão conseguir desenhar o tatu. É só fazer um pedacinho por vez. Desenhar
no quadro e os alunos no caderno.
O último traço do desenho é a cauda do tatu.
Desenhar a cauda e conferir se todos os alunos o fizeram bem.
«Está pronto o nosso tatu. Mas nós não vamos matá-lo para comer, pois o tatu é uma espécie que corre riscos de extinção. Por isso, vamos apenas marcá-lo amarrando uma fita na cauda para identificá-lo.
Fazem um traço horizontal cortando o desenho da cauda.
Desenhar a cauda e conferir se todos os alunos o fizeram bem.
«Está pronto o nosso tatu. Mas nós não vamos matá-lo para comer, pois o tatu é uma espécie que corre riscos de extinção. Por isso, vamos apenas marcá-lo amarrando uma fita na cauda para identificá-lo.
Fazem um traço horizontal cortando o desenho da cauda.
4º Passo – Leitura da
sílaba-chave em voz alta
Mostrar o cartaz com o desenho do tatu.
Apontar a palavra TATU escrita no cartaz.Escrever a palavra TATU no quadro.
Ler com os alunos a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
Concluir que a palavra TATU tem dois pedaços.
Apresentar o cartaz com o desenho do tatu, e a sílaba TA nas quatro formas.
5º Passo – Escrita da sílaba-chave
· Ler a palavra TATU e convidar os alunos a escreverem
o primeiro pedaço da palavra.
Escrever traço por traço o TA no quadro e os alunos escrevem no caderno.
Convidar cada aluno para escrever no quadro o TA e ler para os colegas.
Escrever o pedaço TA em fichas, recortar e colocar na sacolinha para ser usado na formação de palavras.
Escrever traço por traço o TA no quadro e os alunos escrevem no caderno.
Convidar cada aluno para escrever no quadro o TA e ler para os colegas.
Escrever o pedaço TA em fichas, recortar e colocar na sacolinha para ser usado na formação de palavras.
6º Passo – Contextualização
· Leitura pelo professor do poema “O Buraco do
Tatu”, apontando no cartaz as palavras.
Retomar o cartaz do poema e pedir que os alunos (individual) localizem a palavra TATU.
Localizar o pedaço TA em outras palavras do poema.
Retomar o cartaz do poema e pedir que os alunos (individual) localizem a palavra TATU.
Localizar o pedaço TA em outras palavras do poema.
O Buraco do Tatu
SÉRGIO
CAPPARELLI
O tatu cava um buraco
O tatu cava um buraco,
O tatu cava um buraco,
A procura de uma lebre, Tira terra, muita terra, Perde fôlego, geme, sua,
Quando sai por falta de ar, Quando sai pra se coçar, Quando quer voltar atrás,
Já está em Porto Alegre. Já está na Inglaterra. Leva um susto, está na lua.
O tatu cava um buraco O tatu cava um buraco
E fura a terra com gana, E some dentro do chão,
Quando sai pra respirar, Quando sai pra respirar
Já está em Copacabana Já está lá no Japão.
O tatu cava um buraco O tatu cava um buraco
E retira a terra aos montes, Com as garras muito fortes
Quando sai pra beber água, Quando quer se refrescar
Já está em Belo Horizonte. Já está no Pólo Norte.
O tatu cava um buraco O tatu cava um buraco
Dia e noite, noite e dia, Um buraco muito fundo,
Quando sai pra descansar, Quando sai pra descansar,
Já está lá na Bahia Já está no fim do mundo.
A procura de uma lebre, Tira terra, muita terra, Perde fôlego, geme, sua,
Quando sai por falta de ar, Quando sai pra se coçar, Quando quer voltar atrás,
Já está em Porto Alegre. Já está na Inglaterra. Leva um susto, está na lua.
O tatu cava um buraco O tatu cava um buraco
E fura a terra com gana, E some dentro do chão,
Quando sai pra respirar, Quando sai pra respirar
Já está em Copacabana Já está lá no Japão.
O tatu cava um buraco O tatu cava um buraco
E retira a terra aos montes, Com as garras muito fortes
Quando sai pra beber água, Quando quer se refrescar
Já está em Belo Horizonte. Já está no Pólo Norte.
O tatu cava um buraco O tatu cava um buraco
Dia e noite, noite e dia, Um buraco muito fundo,
Quando sai pra descansar, Quando sai pra descansar,
Já está lá na Bahia Já está no fim do mundo.
7º Passo – Atividades
· Procurar o pedaço TA e colar em um cartaz.
Tentativa de escrita espontânea em uma folha sem linhas.
Tentativa de escrita espontânea em uma folha sem linhas.
AVALIAÇÃO
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será
continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no
desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções
sempre que necessário.
ATIVIDADE
1 - Circule e pinte o pedaço TA das palavras abaixo:
TATIANA TACO TAÇA
CARTA MARTA
CHATA
ESTÁ TABELA BATATA2 - Escolha três palavras acima e faça um desenho que represente cada uma delas:
Muito proveitoso oa sequencia.
ResponderExcluirMaravilha
ResponderExcluir