Sequência
Didática – Aula 03 – FA de FACA
Objetivos
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Reconhecer o som inicial da palavra FACA.
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Ler a palavra FACA.
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Escrever a sílaba FA.
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Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma
sílaba, que o pedaço FA da palavra FACA é usado para formar outras palavras.
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Ler e escrever palavras formadas por TA, PA e
FA.
1º Passo – Revisão da aula anterior
Antes de
começar o novo tema, se fazer uma revisão do anterior. Convidar alunos a
escrever no quadro o TA e o PA em letras maiúsculas. Todos têm de ler as
sílabas escritas no quadro.
2º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura da FACA
O que vocês estão vendo? Já pensaram quando não havia
ferramentas? Descascar abacaxi, furar buraco, cortar lenha, tudo era mais
difícil... Depois o homem inventou a flecha, a machadinha de pedra, o aço, a
faca... e todas as ferramentas e máquinas. A faca traz algum perigo para as
crianças? Alguém já se feriu com faca? Onde as facas devem ser guardadas?
3º Passo – Desenho
Gerador Traçar o desenho gerador seguindo os números
do esquema. Reforçar no desenho, com giz de outra cor (ou com marcador no
cartaz), o lado direito da panela, junto com a alça. Escrever, abaixo ou ao
lado do desenho, a sílaba “FA”.
4º Passo – Leitura da
sílaba-chave em voz alta
·
Mostrar o cartaz com o desenho da faca.
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Apontar a palavra FACA escrita no cartaz.
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Escrever a palavra FACA no quadro.
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Ler com os alunos a palavra guardando os
pedacinhos e depois soltando.
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Concluir que a palavra FACA tem 2 pedaços.
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Apresentar o cartaz com o desenho da faca e a
sílaba FA nas quatro formas.
5º Passo – Escrita da sílaba-chave
·
Escrever traço por traço o FA no quadro e os
alunos escrevem no caderno.
·
Convidar cada aluno para escrever no quadro o FA
e ler para os colegas.
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Escrever o pedaço FA em 3 fichas.
6º Passo – Atividades
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Cartaz com lista de palavras começadas com FA,
os alunos falam e o professor escreve.
·
Localizar o pedaço FA nas palavras do cartaz.
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Procurar o pedaço FA, recortar e colar em um
cartaz ou no caderno.
·
Atividade nº 3.
·
Formar palavras, utilizando as fichas, com os
pedaços TA, PA E FA
(TATA - PAPA - PATA – TAPA – PATATA – PÁ -
FAFÁ). Falar sobre a vogal tônica acentuada, apresentar o acento agudo ( ´)
dizendo que é usado para indicar o timbre aberto. Ex: FAFÁ - PÁ
·
Escrever as palavras formadas com as fichas
(folha sem linhas)
·
Leitura individual do Bloco 2 de Leitura.
AVALIAÇÃO
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será
continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no
desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções
sempre que necessário.
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