Sequência
Didática – Aula 04 – BA de BANANA
Objetivos
·
Reconhecer o som inicial da palavra BANANA.
·
Ler a palavra BANANA.
·
Escrever a sílaba BA.
·
Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma
sílaba, que o pedaço BA da palavra BANANA é usado para formar outras palavras.
·
Ler e escrever palavras formadas por TA, PA, FA
e BA.
1º Passo –
Revisão da aula anterior
Antes de
começar o novo tema, se fazer uma revisão do anterior. Convidar alunos a
escrever no quadro o TA, PA e FA em
letras maiúsculas. Todos têm de ler as sílabas escritas no quadro.
2º Passo –
Apresentação do Cartaz – Figura da BANANA
O que vocês estão vendo? Quem gosta de banana? Quem tem uma
bananeira no quintal? De onde vêm as frutas que vocês consomem? De que maneira
a banana pode ser consumida? Quais pratos podem ser feitos usando a banana? É
importante ter uma alimentação saudável? Por quê?
3º Passo – Desenho Gerador
Traçar o desenho gerador
seguindo os números do esquema. Reforçar no desenho, com giz de outra cor (ou
com marcador no cartaz), o lado direito da panela, junto com a alça. Escrever,
abaixo ou ao lado do desenho, a sílaba “BA”.
4º Passo – Leitura da sílaba-chave em
voz alta
·
Mostrar o cartaz com o desenho da banana.
·
Apontar a palavra BANANA escrita no cartaz.
·
Escrever a palavra BANANA no quadro.
·
Ler com os alunos a palavra guardando os
pedacinhos e depois soltando.
·
Concluir que a palavra BANANA tem 3 pedaços.
·
Apresentar o cartaz com o desenho da banana e a
sílaba BA nas quatro formas.
5º
Passo – Escrita da sílaba-chave
·
Ler a palavra BANANA e convidar os alunos a
escreverem o primeiro pedaço da palavra.
·
Escrever traço por traço o BA no quadro e os
alunos escrevem no caderno.
·
Convidar cada aluno para escrever no quadro o BA
e ler para os colegas.
·
Escrever o pedaço BA em 3 fichas.
6º
Passo – Contextualização
·
Poema “ O
Vendedor de Bananas” de Elias José.
·
Leitura do poema
pelo professor.
·
Leitura do poema
pelo professor, os alunos seguem passando o dedo em cima das palavras.
·
Circular a palavra BANANA na primeira estrofe do
texto.
·
Falar sobre o plural com o S no final da palavra
BANANAS.
·
Ilustrar o poema.
O VENDEDOR DE BANANAS
BANANA-PRATA,
BANANA-OURO,
BANANA-D’ÁGUA.
BANANA-BAIANA,
BANANA-NANICA,
BANANA-SÃO-TOMÉ.
O MENINO BANANEIRO
E OS SEUS MELHORES AMIGOS,
DOIS BURRINHOS VAGAROSOS,
VÃO CHEGANDO À CIDADE.
QUERIA VENDER BANANAS
MUITAS BANANAS
GOSTOSAS E DIFERENTES,
PARA TODAS AS CASAS
DA VELHA CIDADEZINHA.
QUERIA VOLTAR PRA CASA
COM OS CESTOS VAZIOS
E OS BOLSOS BEM CHEIOS
DE NOTAS E MOEDAS.
COISA MELHOR DO MUNDO
É PODER AJUDAR A MÃE...
SÓ QUE NA CIDADE PEQUENA,
HÁ TANTAS BANANEIRAS NOS QUINTAIS!...
OS CESTOS NÃO VÃO SE ESVAZIAR.
E NOS BOLSOS HAVERÁ POUCAS MOEDAS...
- MELHOR ASSIM QUE NADA!
DIZ O MENINO BANANEIRO
AOS SEUS AMIGOS MAGRICELAS.
ELIAS
JOSÉ
7º
Passo – Atividades
·
Procurar o pedaço BA, recortar e colar em um
cartaz ou no caderno.
·
Atividade nº 4.
·
Formar palavras, utilizando as fichas, com os
pedaços TA, PA, FA e BA
(TATA - PAPA - PATA – TAPA – PATATA – PÁ –
FAFÁ – BABA – BABÁ -PATA – BAFAFÁ – BATA - BATATA)
·
Escrever as palavras formadas com as fichas
(folha sem linhas)
·
Leitura individual do Bloco 3 de Leitura.
AVALIAÇÃO
Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será
continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no
desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções
sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário