Sequência
Didática – Aula 06 – VOGAIS
Objetivos
·
Ler e escrever as vogais.
·
Perceber que a vogal forma uma sílaba ou pedaço da
palavra.
·
Ler e escrever os encontros vocálicos.
·
Utilizar corretamente os artigos A e O.
·
Ler e escrever frases.
·
Fazer uso do ponto final.
1º Passo –
Apresentação das Vogais
Ao iniciar o estudo das vogais, os
alunos devem perceber que, quando pronunciamos as vogais, o ar que vem dos
pulmões sai livremente e o som pode ser prolongado à vontade: a, e, i, o, u.
Mostrar o cartaz com o desenho das boquinhas representando cada vogal. Pedir ao aluno que pronuncie cada vogal diante do espelho e que observe o movimento da
boca (individual). Escrever no quadro uma
lista de palavras, que tenham como primeira sílaba uma vogal. (Ditadas pelos alunos). Separar os pedaços das palavras com palmas, pedir que o aluno vá até o
quadro e circule o primeiro pedaço.
A E I O U
ABACATE ELEFANTE IGREJA OVO UVA
AMIGO EMA IMÃ OTÁVIO UNHA
AVIÃO
EVA IMAGEM OLHO UMA
2º Passo –
Encontros Vocálicos
·
Atividade
1 – Encontros Vocálicos
·
Atividade
2 – Encontros Vocálicos
·
Bloco
de Leitura 5
3º Passo – Artigo O - A
Desenhar no caderno dos alunos o artigo A e O e pedir para que
eles decorem:
A de menina, indicando gênero feminino;
O de menino, indicando gênero masculino.
Distribuir para os alunos uma cartela contendo as palavras-chave
estudadas e o artigo O – A para que eles
recortem e montem a frase corretamente, depois escrever a frase no caderno.
TATU
|
PANELA
|
FACA
|
BANANA
|
VACA
|
A
|
A
|
A
|
A
|
O
|
4º Passo – formação de Frases
·
Provocar a formação de pequenas frases oral e
escrita. Colocando no quadro as palavras já aprendidas estimulando os alunos a
formar frases e ajudando-os a escrevê-las.
·
Para a formação de frases é necessário que o
aluno comece o emprego dos sinais de pontuação, começando pelo mais simples que
é o ponto final ( . ).
·
Atividade 3 – Formação de frase.
EVA
|
É
|
O
|
BEBÊ .
|
TATÁ
|
É
|
A
|
PATA.
|
A
|
VACA
|
BABA.
|
O
|
BAÚ
|
É
|
DO
|
PAPAI.
|
AVALIAÇÃO
Durante todo
o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em
consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as
atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário