SEQUÊNCIA DIDÁTICA - VOGAIS

Sequência Didática – Aula 06 – VOGAIS
Objetivos
·         Ler e escrever as vogais.
·         Perceber que a vogal forma uma sílaba ou pedaço da palavra.
·         Ler e escrever os encontros vocálicos.
·         Utilizar corretamente os artigos A e O.
·         Ler e escrever frases.
·         Fazer uso do ponto final.

1º Passo – Apresentação das Vogais
Ao iniciar o estudo das vogais, os alunos devem perceber que, quando pronunciamos as vogais, o ar                    que vem dos pulmões sai livremente e o som pode ser prolongado à vontade: a, e, i, o, u. Mostrar o                    cartaz com o desenho das boquinhas representando cada vogal.  Pedir ao aluno que pronuncie cada                    vogal diante do espelho e  que observe o movimento da boca (individual).                                                            Escrever no quadro uma lista de palavras, que tenham como primeira sílaba uma vogal. (Ditadas pelos                alunos). Separar os pedaços das palavras com palmas, pedir que o aluno vá até o quadro e circule o                    primeiro pedaço.
A                        E                           I                       O                       U
ABACATE        ELEFANTE           IGREJA           OVO                 UVA
AMIGO             EMA                     IMÃ                 OTÁVIO           UNHA
AVIÃO              EVA                      IMAGEM        OLHO               UMA

2º Passo – Encontros Vocálicos
·         Atividade 1 – Encontros Vocálicos
·         Atividade 2 – Encontros Vocálicos
·         Bloco de Leitura 5

3º Passo – Artigo O - A
Desenhar no caderno dos alunos o artigo A e O e pedir para que eles decorem:
A de menina, indicando gênero feminino;
O de menino, indicando gênero masculino.

Distribuir para os alunos uma cartela contendo as palavras-chave estudadas e o artigo O – A  para que eles recortem e montem a frase corretamente, depois escrever a frase no caderno.

TATU

PANELA

FACA

BANANA

VACA

A

A

A

A

O






4º Passo – formação de Frases
·         Provocar a formação de pequenas frases oral e escrita. Colocando no quadro as palavras já aprendidas estimulando os alunos a formar frases e ajudando-os a escrevê-las.
·         Para a formação de frases é necessário que o aluno comece o emprego dos sinais de pontuação, começando pelo mais simples que é o ponto final ( . ).
·         Atividade 3 – Formação de frase.


EVA

É

O

BEBÊ .

TATÁ

É

A

PATA.

A

VACA

BABA.

O

BAÚ

É

DO

PAPAI.


AVALIAÇÃO

Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.

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