Sequência
Didática – Aula 08 – FAMÍLIA SILÁBICA DO BA- VA
Objetivos
·        
Identificar, ler e escrever a família silábica do BA e
VA corretamente;
·        
Automatizar o processo de formação de palavras;
·        
Empregar corretamente a famílias do BA  e VA na formação de palavras;
·        
Desenvolver habilidades de produção de frases;
·        
Produzir frases 
com coerência e sentido;
·        
Usar adequadamente os termos de uma frase;
1º Passo –
Formação de Palavras Família Silábica do BA
Retomar o quadro de
sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras
com as         sílabas escritas  no quadro, 
dando maior ênfase a junção da família do BA com PA, TA e FA :
BEBÊ      TÁBUA     
BIBA       BATE            BAFO      BIA           BOTA      BAÚ      
BEBIA     BETO        FÁBIO     FUBÁ
Quadro com
as sílabas para recortar,  montar as
palavras e escrevê-las no caderno.
 - Atividade: AT_FS_BA                                        -  Bloco de Leitura 6
2º Passo – Formação de Frases  Família Silábica do BA
Provocar a
formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas
estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se
alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os
pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com
palavras para:
1.         Fazer a leitura.
2.         Recortar as palavras.
3.         Montar as frases em uma sequência que
faça sentido.
4.         Ler as frases (individual a cada frase
formada).
5.         Escrever a frase no caderno.
3º Passo –
Formação de Palavras Família Silábica do VA
Retomar o quadro de
sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras
com as         sílabas escritas  no quadro, 
dando maior ênfase a junção da família do VA com BA, PA, TA e FA :
VAI         VIVIA        VIÚVA     POVO   
UVA        AVE          EVA         VOVÓ         VIVA       
VAVÁ        IVO        BABAVA           VIÚVO         OVO         VIU          VOVÔ
Quadro com
as sílabas para recortar,  montar as
palavras e escrevê-las no caderno.
 - Atividade:
AT_FS_VA                                       
-  Bloco de Leitura 6
4º Passo – Formação de Frases  FS VA
Provocar a
formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas
estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se
alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os
pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com
palavras para:
1.         Fazer a leitura.
2.         Recortar as palavras.
3.         Montar as frases em uma sequência que
faça sentido.
4.         Ler as frases (individual a cada frase
formada).
5.         Escrever a frase no caderno.
5º Passo – Leitura de Pequenos textos
Exercícios
de leitura em voz alta e principalmente de leitura individual silenciosa. Após
a leitura de cada texto, sempre questionar os alunos provocando a compreensão
do significado do texto e a interpretação das ideias, para que a leitura não
fique reduzida ao mero reconhecimento das sílabas e das palavras. 
Textos
simples, com sentido para que o aluno entenda o processo da leitura e se sinta
motivado.
A BABÁ  E O BEBÊ
O OVO
AVALIAÇÃO
Durante todo
o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em
consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as
atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário