Sequência
Didática – Aula 08 – FAMÍLIA SILÁBICA DO BA- VA
Objetivos
·
Identificar, ler e escrever a família silábica do BA e
VA corretamente;
·
Automatizar o processo de formação de palavras;
·
Empregar corretamente a famílias do BA e VA na formação de palavras;
·
Desenvolver habilidades de produção de frases;
·
Produzir frases
com coerência e sentido;
·
Usar adequadamente os termos de uma frase;
1º Passo –
Formação de Palavras Família Silábica do BA
Retomar o quadro de
sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras
com as sílabas escritas no quadro,
dando maior ênfase a junção da família do BA com PA, TA e FA :
BEBÊ TÁBUA
BIBA BATE BAFO BIA BOTA BAÚ
BEBIA BETO FÁBIO FUBÁ
Quadro com
as sílabas para recortar, montar as
palavras e escrevê-las no caderno.
- Atividade: AT_FS_BA - Bloco de Leitura 6
2º Passo – Formação de Frases Família Silábica do BA
Provocar a
formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas
estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se
alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os
pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com
palavras para:
1. Fazer a leitura.
2. Recortar as palavras.
3. Montar as frases em uma sequência que
faça sentido.
4. Ler as frases (individual a cada frase
formada).
5. Escrever a frase no caderno.
3º Passo –
Formação de Palavras Família Silábica do VA
Retomar o quadro de
sílabas preenchido pelos alunos. Provocar a formação de novas palavras
com as sílabas escritas no quadro,
dando maior ênfase a junção da família do VA com BA, PA, TA e FA :
VAI VIVIA VIÚVA POVO
UVA AVE EVA VOVÓ VIVA
VAVÁ IVO BABAVA VIÚVO OVO VIU VOVÔ
Quadro com
as sílabas para recortar, montar as
palavras e escrevê-las no caderno.
- Atividade:
AT_FS_VA
- Bloco de Leitura 6
4º Passo – Formação de Frases FS VA
Provocar a
formação de pequenas frases. Colocando no quadro as palavras já aprendidas
estimulando os alunos a formarem frases e ajudando os alunos a escrevê-las. Se
alguém formulou uma frase e não consegue escrever, ajudar o aluno indicando os
pedaços que deve utilizar para formar sua frase.
Quadro com
palavras para:
1. Fazer a leitura.
2. Recortar as palavras.
3. Montar as frases em uma sequência que
faça sentido.
4. Ler as frases (individual a cada frase
formada).
5. Escrever a frase no caderno.
5º Passo – Leitura de Pequenos textos
Exercícios
de leitura em voz alta e principalmente de leitura individual silenciosa. Após
a leitura de cada texto, sempre questionar os alunos provocando a compreensão
do significado do texto e a interpretação das ideias, para que a leitura não
fique reduzida ao mero reconhecimento das sílabas e das palavras.
Textos
simples, com sentido para que o aluno entenda o processo da leitura e se sinta
motivado.
A BABÁ E O BEBÊ
O OVO
AVALIAÇÃO
Durante todo
o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em
consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as
atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário