SEQUENCIA DIDÁTICA - VACA

Sequência Didática – Aula 05 – VA de VACA
Objetivos
·         Reconhecer o som inicial da palavra VACA.
·         Ler a palavra VACA.
·         Escrever a sílaba VA.
·         Perceber que palavras diferentes compartilham a mesma sílaba, que o pedaço VA da palavra VACA é usado para formar outras palavras.
·         Ler e escrever palavras formadas por TA, PA, FA, BA E VA.

1º Passo – Revisão da aula anterior
Antes de começar o novo tema, se fazer uma revisão do anterior. Convidar alunos a escrever no quadro o           TA, PA,FA E BA em letras maiúsculas. Todos têm de ler as sílabas escritas no quadro.       

2º Passo – Apresentação do Cartaz – Figura da VACA
O que vocês estão vendo? Quem já viu uma vaca? O que a vaca fornece ao homem?                                    No início, para comer o homem tinha que caçar bicho no mato. Depois, aprendeu a domesticar os animais. Qual é mais vantagem: viver caçando ou criar os animais? Por quê?

3º Passo – Desenho Gerador
Traçar o desenho gerador seguindo os números do esquema. Reforçar no desenho, com giz de outra          cor (ou com marcador no cartaz), o lado direito da panela, junto com a alça. Escrever, abaixo ou ao lado do desenho, a sílaba “VA”.
  
4º Passo – Leitura da sílaba-chave em voz alta
·         Mostrar o cartaz com o desenho da vaca.
·         Apontar a palavra VACA escrita no cartaz.
·         Escrever a palavra VACA no quadro.
·         Ler com os alunos a palavra guardando os pedacinhos e depois soltando.
·         Concluir que a palavra VACA tem 2 pedaços.
·         Apresentar o cartaz com o desenho da vaca e a sílaba VA nas quatro formas.

5º Passo – Escrita  da sílaba-chave
·         Ler a palavra VACA e convidar os alunos a escreverem o primeiro pedaço da palavra.
·         Escrever traço por traço o VA no quadro e os alunos escrevem no caderno.
·         Convidar cada aluno para escrever no quadro o VA e ler para os colegas.
·         Escrever o pedaço VA em 3 fichas.


6º Passo – Contextualização
·         Música  “O Sítio do Seu Lobato”.
·         Assistir o vídeo “O Sítio do Seu Lobato”, ouvir a música e depois cantar com os alunos.
·         Circular na letra da música o nome dos animais, depois pintar a palavra VACA.
·         Escrita espontânea de nomes de animais.


SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô!
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ! ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ!
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UMA VACA, IA, IA Ô!
ERA MU, MU, MU PRA CÁ! ERA MU, MU, MU PRA LÁ!
ERA MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA Ô!

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UM PORCO, IA, IA, Ô!
ERA ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA CÁ! ERA ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA LÁ!
ERA ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA TODO LADO, IA, IA Ô!



SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UMA OVELHA, IA, IA, Ô!
ERA BÉÉÉ, BÉÉÉ, BÉÉÉ PRA CÁ! ERA BÉÉÉ, BÉÉÉ, BÉÉÉ PRA LÁ!
ERA BÉÉÉ, BÉÉÉ, BÉÉÉ PRA TODO LADO, IA, IA Ô!


SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!


ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ!
ERA MU, MU, UM PRA CÁ!
ERA ÓINC E BÉÉÉ PRA TODO LADO, IA, IA Ô!


7º Passo – Atividades
·         Procurar o pedaço VA, recortar e colar em um cartaz ou no caderno.
·         Atividade nº 4.
·         Formar palavras, utilizando as fichas, com os pedaços TA, PA, FA, BA e VA
 (TATA - PAPA - PATA – TAPA – PATATÁ – PÁ – FAFÁ – BABÁ -  BAFAFÁ - BATA
 BATATA – BABA – FAVA – TABA – VAVÁ - VÁ - VATAPÁ).
·         Escrita espontânea de palavras (folha sem linhas)
·         Leitura individual do bloco 4 de leitura.

AVALIAÇÃO

Durante todo o trabalho desenvolvido a avaliação será continua e permanente levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas, e serão feitas intervenções sempre que necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário